Saberes Tradicionais e Teorias Integrativas em Coaching Transpessoal

Docentes

Prof. Dr. Luiz Eduardo V. Berni (URCI-NSP/CETRANS) – Coordenador do Curso

Graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos – UNIMARCO, mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP, doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP ). Membro fundador do Centro de Educação Transdisciplinar – CETRANS; Coordenador e pesquisador do Ateliê de Pesquisa Transdisciplinar (APTD). Avaliador de Cursos de Psicologia do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo; Docente do Módulo Pesquisa e Transdisciplinaridade em Cursos de Pós-Graduação da Associação Luso-brasileira de Psicologia Transpessoal (ALUBRAT) e da Universidade Internacional da Paz (UNIPAZ).Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase: Psicoterapia, Psicologia Transpessoal, Transdisciplinaridade, Epistemologia, Espiritualidade, Religião, Laicidade. Conselheiro da URCI.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5458253976437839 

Prof. Ms. Alfredo Santos Jr. (URCI)

Mestre em Filosofia pela Faculdade de São Bento de São Paulo, com ênfase em Ética. Experiência profissional desenvolvida nas áreas Comercial e Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais. Consultor independente, atuando nas áreas de consultoria em gestão, desenvolvimento de pessoal, processo de construção de estratégias para empresas e organizações da sociedade civil (Terceiro Setor). Professor convidado da Faculdade FIA de Administração de Negócios, nos cursos de Coaching e Gestão de Carreira (MBA) e Sustentabilidade e Responsabilidade Social (Mestrado Profissional). Coordenador do Programa de Treinamento em Consultoria Social, do Alumni – FIA e do Instituto GESC, do qual é Diretor Executivo. Pesquisador e Conselheiro da Universidade Rose-Croix Internacional, seção de Língua Portuguesa.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9280330663867649

Prof.a Dra. Marly da Silva Santos (URCI/UFF)

Graduada e licenciada em Física e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo . Professora do Centro de Educação Tecnológica de São Gonçalo. Tem experiência na área de Física , com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Mudança Didática, Formação de Professores, Atividades de Investigação. Conselheira da URCI.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0078530236391401

Prof. Dr. Fábio Mendia (URCI/PUCSP)

Pós-graduação em Administração de Empresas e mestrado em Marketing pela Escola de Administração de Empresas de SP FGV; Doutor em Ciências da Religião pela PUC SP, tendo participado do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior patrocinado pela CAPES na Universidade Católica Portuguesa em Braga. Foi professor de Marketing no Curso de Administração de Empresas da FAAP, em São Paulo e na Pós-Graduação da ESPM, em São Paulo. Tem experiência na área de Administração, Direção e Consultoria Empresarial, com ênfase em Administração Geral e Estratégias Empresariais. Atualmente é Pesquisador e Conselheiro da URCI GLP – Universidade Rose Croix Internacional, seção de Língua Portuguesa e participa do Grupo de Estudos sobre Novas Espiritualidades NEO, da PUC SP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6266359565673003

Prof. Ms. Gustavo Boog – ( Sistema Boog de Consultoria – SBC)


Engenheiro de Produção (Politécnica/ USP) e Mestre em Administração de Empresas (EAESP/ FGV). Diretor e Fundador da Boog & Associados. É consultor e terapeuta organizacional, conduz palestras e workshops em temas motivacionais e gerenciais no Brasil e exterior, bem como projetos de competência organizacional, gerencial e individual.

Prof. Dr. José Eliezer Mikosz  (URCI/UNESPAR)

Artista transmídia, pesquisador em arte visionária e cultura psicodélica, professor Adjunto 4 da UNESPAR Campus Curitiba 1 – EMBAP. Editor da Revista Internacional Interdisciplinar Art&Sensorium da mesma instituição. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UFSC). Membro do CIEBA (Centro de Investigações em Belas Artes da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa). Faz parte da equipe de organização do Research Centre for the Study of Psycointegrator Plants, Visionary Art and Consciousness (WASIWASKA). É associado ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Desenho e Pintura, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, arte visionária, arte psicodélica, estética e relações inter e transdisciplinares entre arte e estados alternativos de consciência. Conselheiro da URCI

Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/8805958526800693

Prof. Ms. Manoel Simão (ALUBRAT/UNIPAZ)

Possui graduação em psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo) e mestrado em Neurociências e Comportamento – IP/NEC pela Universidade de São Paulo. Colaborador do PROSER (HCFMUSP) e professor curso de AT Acompanhamento Terapêutico – AMBAN do Instituto de Psiquiatria (HCFMUSP). Psicólogo, educador, pós-graduações: Psicologia Transpessoal (ALUBRAT/ICPG); Transdisciplinaridade e educação para a paz (UNIPAZ/CESBLU); Psicologia da Saúde (UNIMARCO). Especialização em terapia comportamental-cognitiva; Terapia Regressiva Vivencial Peres; EMDR; Hipnose Ericksoniana; Membro d diretoria da UNIPAZ – SP e ALUBRAT Brasil. Coordenador da pós-graduação em Psicologia Transpessoal da ALUBRAT – S. Paulo desde 1996.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9100924480202933

Prof. Dr. Moacir Fernandes de Godoy  (URCI/FAMERP)

Graduado em Medicina pela UNIFESP (SP) Doutor em Cirurgia Cardiovascular pela UNIFESP. Professor Adjunto da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) no Departamento de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular.Livre-Docente em Cardiologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). Ex Vice-Diretor e Ex Diretor-Adjunto de Ensino da Famerp. Publicou 206 artigos em periódicos especializados e 54 trabalhos em anais de eventos. Possui 14 capítulos de livros publicados e 1 livro em co-autoria. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 3 centenas de colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Teoria do Caos, Complexidade, Variabilidade da Frequência Cardíaca, Dinâmica não-linear, Cirurgia Cardiovascular, Aterosclerose, Estresse Oxidativo, Revascularização miocárdica, Insuficiência cardíaca e Cardiopatia Congênitas. Indice-h : Google Acadêmico = 27; WEB of Science = 12; Scopus = 14; Scielo =12.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5801024266432265

Prof.a Dra. Pamela Siegel (UNICAMP-LAPACIS)

Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, doutora e pós-doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. Situa-se na interface entre a Psicologia e a Saúde Coletiva, com experiência em psicologia clínica, comunitária e social, e no terceiro setor, atuando principalmente na área das medicinas alternativas, complementares e integrativas (MACI) e pesquisa qualitativa em Saúde. É membro do Lapacis (Laboratório de Práticas Alternativas Complementares e Integrativas em Saúde) e do LPQS (Laboratório de Pesquisa Qualitativa em Saúde) ambos do Departamento de Saúde Coletiva, da Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp. Está qualificada para ensino e pesquisa em Saúde Coletiva, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, bem como Psicologia na Saúde.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4336721321833527

Prof.a Dra. Ronilda Iyakemi Ribeiro (URCI-NSP/USP)

Etnopsicóloga. Doutora em Psicologia e em Antropologia da África Negra (USP). Pesquisadora da UNIP e Prof. Senior da USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Transdisciplinares da Herança Africana (CNPq-UNIP). Membro do Grupo de Trabalho Psicologia e Religião (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia) e do Coletivo Coalizão InterFé em Saúde e Espiritualidade. Representante da UNIP no Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença (SJDC-SP) e no Fórum Brasileiro Ciência, Laicidade, Religião-Espiritualidade, Saberes Tradicionais e Novas Epistemologias (LAICRES). Patronesse do Egbé Omó Oduduwa no Brasil. Ialorixá (Religião Tradicional Iorubá).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4048242930372248

Sissy Veloso Fontes (UNIFESP-NUMEPI)

Professora Afiliada do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (2013), Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2004), Mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (1997), Graduada em Fisioterapia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1993) e, em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1989), Fisioterapeuta, Pesquisadora e Coordenadora do Ambulatório de Cuidados Integrativos da Disciplina de Neurologia Clínica do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Unifesp, Docente do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Santa Cecília, Coordenadora do Curso de Especialização em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos da Unifesp, Coordenadora do Programa de Extensão (Social e de Pesquisa) em Cuidados Integrativos da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Unifesp, Membro Fundadora do Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas e Complementares (NUMEPI) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Unifesp. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia Neurofuncional, atuando, principalmente nos seguintes temas: propedêutica neurológica, semiologia cinesiológica funcional, doenças cerebrovasculares, doenças neuromusculares, práticas integrativas e complementares, cuidados integrativos, saúde e espiritualidade.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3143613641368863

Jeverson Reichow (USP-Interpsi/UNESC)

Psicólogo graduado pela Universidade Católica de Pelotas (1993) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Doutorando em Psicologia Social no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Membro do InterPsi – Laboratório de Pesquisa em Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais do Instituto de Psicologia da USP. Coordena o GRUPPA – Grupo de Pesquisa em Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais da UNESC. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Anomalística, Psicologia Transpessoal e Psicologia Corporal, atuando principalmente nos seguintes temas: experiências anômalas, estados alterados de consciência, psicologia transpessoal e psicologia corporal.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6508425420816458

Jorge Zacharias (Associação Junguiana do Brasil – AJB)

José Jorge de Morais Zacharias é psicólogo, doutor em Psicologia Social (1994) e mestre em Psicologia da Escolar (1989), ambos pelo Inst. Psic. USP. Especialização em Psicoterapia Junguiana pela Fac. de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1994), e é membro analista da Associação Junguiana do Brasil e International Association for Analytical Psychology- IAAP. Foi docente convidado na PUCMG e titular na UNICID e USJT, onde desenvolveu docência, supervisão de estágio, atendimento clínico, e orientação de mestrado. É autor do Teste de Avaliação Tipológica QUATI e DTO (Ed. Vetor). Atua em docência, clínica, supervisão de base analítica e consultoria. Publicou artigos em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos, capítulos de livros e 6 livros publicados (Paulus e Vetor). Desenvolveu inventários para avaliação profissional pelo Grupo Catho. Participou de eventos no Brasil nas áreas de psicologia, cultura e religiosidade. Orientou dissertações, tese e TCCs nas áreas de Psicologia analítica, educação e Gestão de Pessoas. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade. Os principais temas da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Tipologia junguiana, C. G. Jung, psicologia analítica, arquétipo, simbologia e mitologia brasileira, Quati, psicologia da religião e religiosidade, mitologia de matriz africana, psicologia e religião, clínica analítica junguiana, arteterapia e música.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0927893406184591

Prof. Dr. Carlos Alberto Ferrrari

Graduado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1966), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1977). Atuou na área de Partículas Elementares usando Aproximantes de Padè na Teoria de Campos em sua estada no Instituto de Física Teórica (IFT) defendendo mestrado sobre o tema na Universidade de São Paulo. Posteriormente, já na Unicamp, usando a mesma técnica de cálculo, estudou Excitações Elementares em Matéria Condensada no Instituto de Física Gleb Watagen (IFGW), onde defendeu tese de doutorado

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787780T6